Educação a Distância
Educação a Distância
Empregos Manager Online

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

O lúdico na aprendizagem



A ação de educar não pode restringir-se à simples preocupação com as estruturas mentais, mas também com a expressão do corpo em sua totalidade. Se educar é libertar, então, os processos que regem esta ação educativa devem fornecer subsídios para que tal idéia se concretize.

Através da ação de brincar, a criança constrói um espaço de experimentação. Nas atividades lúdicas, esta, aprende a lidar com o mundo real, desenvolvendo suas potencialidades, incorporando valores, conceitos e conteúdos.

O material pedagógico não deve ser visto como um objeto estático sempre igual para todos os sujeitos, pois, trata-se de um instrumento dinâmico que se altera em função da cadeia simbólica e imaginária do aluno. Apresenta um potencial relacional, que pode ou não desencadear relações entre as pessoas.
O jogo é considerado como um preparo da criança para a vida adulta. Brincando, a criança aprende, e aprende de uma forma prazerosa. O ato de brincar constitui-se numa característica universal, independente de épocas ou civilizações.

A partir da vivência com o lúdico, as crianças podem recriar sua visão de mundo e o seu modo de agir. Os jogos podem ser empregados no trabalho da ansiedade, pois, esse sentimento compromete a capacidade de atenção, de concentração, as relações interpessoais, a auto-estima, e, conseqüentemente, a aprendizagem. Através dos jogos competitivos e com a aplicação das regras, os limites podem ser revistos e as crianças desenvolvem conceitos de respeito e regras, tudo isso de uma maneira prazerosa. O lúdico proporciona à criança experiências novas, na medida em que esta erra, acerta, reconhecendo-se como capaz; desenvolvendo sua organização espacial e ampliando seu raciocínio lógico na medida que exige estratégias de planejamento e estimula a criatividade.

É desta forma que a criança constrói um espaço de experimentação, de transição entre o mundo interno e o externo. Neste espaço transicional, dá-se a aprendizagem.

sábado, 21 de fevereiro de 2009

*** Palhacinhos***




Carnaval


Máscara de carnaval...

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Caixinhas decoradas!!!




Estas caixinhas eu mesma decorei, são aquelas caixinhas de papelão que vc monta, dai colei uns apliques de e.v.a nelas e usei cola colorida... naum ficou uma gracinha???!!
E ah... vê se comentem, pois naum sei se gostam ou naum!!!!

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

***Enfeites





Olha só que lindinhos e fáceis de fazer!!!!

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Calendário





Achei esse calendário muito criativo e resolvi mostrar para vcs!!!


Fonte: revista> guia prático para professores de educação infantil

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Sugestão de lembrancinha para volta às aulas!!!!




Essa é uma idéia prática e as crianças vão adorar!!!
* idéia retirada do blog: oficina da criatividade www.jacirinha.blogspot.com