domingo, 5 de julho de 2009

Avaliação Descritiva Ed. Infantil

Relatos de aprendizagem
1º semestre
Jardim

A adaptação de nome da criança na turma do jardim foi tranqüila. Adaptou-se com facilidade e segurança à rotina, Professora e colegas de turma.
Ao chegar na sala demonstra alegria e independência, guarda seu material no local apropriado e logo interage com o grupo.
Nos momentos de recreação livre em sala, Matheus gosta de brincar com jogos, lego, brinquedos e embalagens do supermercado da sala.
nome da criança realiza todas as atividades propostas com bastante dedicação e interesse, às vezes se dispersa com as conversas. Seus trabalhos são sempre caprichados. Seus desenhos estão em constante evolução, ainda um pouco fora de ordem na folha.
Nas aulas de informática demonstra interesse e motivação. É atento as explicações da professora, manuseia o mouse com facilidade, desenha, pinta e solicita jogos. Tendo assim um ótimo rendimento nas aulas.
Nas atividades de artes plásticas explora os diferentes materiais oferecidos de forma criativa.
De acordo com Paola Gomes, (1999):
O trabalho artístico é importante para que as crianças aprendam a explorar o mundo à sua volta. Existem inúmeros materiais que nos auxiliam a criar e a colocar um pouco daquilo que somos no mundo. (p:108)

Vem evidenciando avanços significativos na linguagem gráfica, escreve o seu nome sem dificuldade reconhecendo as letras do mesmo, algumas do alfabeto e nomes de seus colegas.
Nos jogos matemáticos manifesta interesse e raciocínio lógico rápido. Seria, quantifica e classifica materiais, agrupando-os pelos atributos de cor, forma e tamanho. Registra quantidades em seus relatórios usando materiais concretos. Identifica os números de nível de jardim, de 1 a 9, estabelece a relação de número e quantidade entre eles.
Participa também dos jogos que envolvem letras, nomes e rótulos, saindo-se muito bem. Reconhece o nome da maioria dos colegas e tem uma ótima percepção visual.
Sua linguagem encontra-se em desenvolvimento, comunica-se de forma clara e objetiva, adora contar suas vivências na roda, momento esse em que é muito participativo e alegre.
Segundo Jane Felipe, (1999):
O uso da linguagem como instrumento de pensamento supõe um processo de internalização da linguagem, que ocorre de forma gradual, completando-se em fases mais avançadas da aquisição da linguagem. (p:26)

Na hora de ouvir histórias é muito atento, discutindo todos os assuntos abordados, interpreta e ordena de forma lógica as mesmas.
De acordo com Gládis Kaercher, (1999):
O ato de ouvir e contar histórias está, quase sempre, presente nas nossas vidas.
Todos temos necessidade de contar aquilo que vivenciamos, sentimos, pensamos, sonhamos...
Dessa necessidade humana surgiu à literatura: do desejo de ouvir e contar para, através desta prática, compartilhar. (p:81)

No pátio gosta de brincar com todos os colegas, em brincadeiras variadas como: corrida, futebol e super-heróis. Algumas vezes Matheus entra em conflito com os colegas, mas pede sempre a intervenção da professora para que tudo se resolva.
Segundo Leni Dornelles ( 1998):
É pelo brincar e repetir a brincadeira que a criança saboreia a vitória da aquisição de um novo saber fazer, incorporando-o a cada novo brincar. (p:103)

É independente na realização de tarefas como: ir ao banheiro, escovar os dentes, trocar de roupa e colocar o calçado. É muito prestativo com os colegas e Professora.
nome da criança mostrou-se neste primeiro semestre muito afetivo, atento e dedicado, relacionando-se bem com os colegas, Professora e demais funcionários da Escola.
Desenvolveu-se nas áreas sócio-afetiva, psicomotora e cognitiva ampliando seus conhecimentos. Com certeza no próximo semestre continuará crescendo e participando de forma significativa nas atividades propostas.

3 comentários:

  1. Olá!
    Muito legal esse parecer, mas vc ñ tem um exemplo d como fazer parecer pra o 2º semestre? Desde ja agradeço a sua atenção Bjs

    ResponderExcluir
  2. Parabéns gostei muito do seu blog !

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Vou ultilizar para os meus alunos!Mas gostaria de uma ideia de como apresentar um parecer de um aluno irriquieto,disperso,agressivo e q não atende nossas solicitações!!
    Agradeço a atenção...Bjs

    ResponderExcluir